5 Benefícios dos Exercícios Físicos


Saiba por que os exercícios físicos fazem bem para sua saúde

Os meses que antecedem o verão são os que as pessoas procuram as academias ou outras alternativas de exercícios físicos para conseguir um corpo definido para a praia ou piscina. A maioria das pessoas só freqüenta a academia nesse período e quando a estação acaba os velhos hábitos voltam à rotina. Entretanto os exercícios físicos trazem grandes benefícios para sua saúde e quando praticados diariamente levam a uma vida mais saudável e acabam até com o estresse do dia a dia. Veja benefícios de exercícios físicos!

BENEFÍCIOS DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS NA SUA SAÚDE

A maioria das pessoas procura a academia apenas para o emagrecimento imediato e quando o objetivo é alcançado o exercício é posto de lado, mas a prática regular dos exercícios físicos pode trazer muito mais do que a perda de peso. Além de prevenir a osteoporose, diabetes, hipertensão e o enfarte, os exercícios físicos melhoram a postura, o sono, o desempenho fisiológico, a capacidade funcional e reduzem dores, obesidade e a incontinência urinária.

OBESIDADE

A obesidade é uma das maiores preocupações médicas, já que pode causar diversos problemas cardíacos, além da diabetes e hipertensão, dentre outros. O melhor tratamento para a obesidade é sem dúvidas a prática de exercícios físicos regulares, tanto para a diminuição de peso quanto para manter o peso alcançado.

Os exercícios devem ser inseridos no dia a dia de forma gradual e progressiva, sendo feitos em cinco dias da semana e começando com 20 a 30 minutos diários. Aliada aos exercícios deve haver uma dieta prescrita por um médico, já que cada pessoa possui restrições a alimentos diferentes.

SONO

A prática de exercícios físicos ajuda a ter uma boa noite de sono, ainda mais para as pessoas que sofrem com a insônia ou com a apneia do sono, que é interrupção completa do fluxo de ar através da boca ou do nariz por um período de pelo menos dez segundos cujo um dos sintomas é o ronco excessivo. Uma das causas para a apneia do sono é a obesidade.

Pessoas que sofrem com esses distúrbios do sono tendem a ficar mais cansadas e irritadas durante o dia, o que prejudica outras atividades do cotidiano como o trabalho e o simples trato com a família.

Muitos estudos já comprovaram que a prática de exercícios físicos pode melhorar o quadro de pacientes com esses tipos de distúrbios. Além de provocarem a perda de peso ocasionando uma diminuição do tecido adiposo na região do pescoço, o que causa menos pressão sobre as vias aéreas, os exercícios ainda melhoram a respiração e trabalham o organismo para que o corpo tenha a necessidade de descanso após o gasto de energia.

O importante é praticar os exercícios físicos na parte da manhã ou da tarde, dando um intervalo de 6 horas entre a atividade e a hora de dormir já que a elevação da temperatura corporal prejudica o descanso noturno.

O ideal para os que sofrem com a apneia do sono são os exercícios aeróbicos que são benéficos para o sistema cardiorrespiratório, como correr, andar de bicicleta, nadar e caminhar.

DEPRESSÃO

Os exercícios físicos também podem ser ótimos aliados no tratamento da depressão, já que a prática regular produz serotonina, hormônio responsável pelo bem-estar. A maioria dos antidepressivos atua no organismo para que a serotonina não seja degradada, mas o medicamento não a produz. A serotonina ajuda a reduzir a ansiedade e ainda pode ajudar em quadros de enxaqueca.

Para os pacientes com depressão, a prática de exercícios físicos pode ajudar também aumentando a auto-estima com o próprio corpo, além de ser uma atividade para uma mente saudável.

COLESTEROL

Outro benefício do exercício físico é a diminuição do LDL, o colesterol ruim, além de ajudar a aumentar o HDL, o colesterol bom. Durante a prática do exercício físico, ocorre um aumento na circulação sanguínea, que ativa o fluxo de sangue nas veias e artérias evitando que as gorduras, os triglicérides e o LDL se instalem e se acumulem nas paredes das artérias.

Ao evitar esse acúmulo, o coração fica protegido contra doenças cardiovasculares. Os exercícios também ajudam a alterar a produção de enzimas que controlam os níveis de colesterol no sangue.

Para as pessoas que desejam controlar o colesterol, o ideal, assim como para os pacientes que sofrem com distúrbios do sono, são os exercícios aeróbicos.

RESISTÊNCIA MUSCULAR

A prática de exercícios físicos também ajuda na resistência muscular, que nada mais é do que tornar atividades cotidianas mais fáceis de serem realizadas. Subir escadas, carregar sacolas, andar maiores distâncias são algumas atividades que ficam mais fáceis com o aumento da resistência muscular.

Essa resistência muscular reduz o risco de osteoporose, diminui e previne dores na coluna, reduz o risco do desenvolvimento da hipertensão, reduz o risco do desenvolvimento do diabetes, entre outros benefícios.

Os benefícios dos exercícios físicos envolvem tanto o corpo como a mente e pessoas de qualquer idade podem começar a optar por uma vida mais saudável e livre de estresse. Procure um médico e escolha o exercício que mais tem a ver com você, afinal, a atividade física deve ser um momento prazeroso. Cuide do seu corpo por mais do que por uma estação e sim para a vida toda.

O que você achou dos benefícios de atividades físicas? Comente!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)