5 Alimentos Ricos em Fibras


Por muitos anos os médicos acharam que comer fibra não era bom. As pessoas se sentiam cheias e por isso associavam as fibras a algo ruim para o peso. Não é. E nem ao menos para a saúde. Comer fibras é bom e não é a toa que até mesmo os produtos de lojas de itens naturais destacam as fibras nas descrições de suas embalagens: ter fibra na comida é bom e comer fibra faz bem.

Mas porque? A fibra é uma forma de carboidrato não digerida pelas enzimas no nosso intestino delgado, e assim suas unidades de açúcar não são absorvidas pela corrente sanguínea. A fibra dietética é, portanto, conhecido como não-glicêmica.

Ela também tem efeitos importantes sobre outros nutrientes no intestino delgado e no intestino grosso, onde alguns outros nutrientes chegam intactos. A fibra suaviza a digestão e a absorção de glicose e de gorduras no intestino delgado. Isso reduz o índice glicêmico de uma refeição. Também fornece combustível para as boas bactérias em nosso intestino grosso, como as que produzem a vitamina B12 . Também acelera o intestino para remover resíduos e toxinas do nosso corpo. E para você que quer começar a sua dieta, seguem algumas dicas de alimentos ricos em fibra.

1 – Abacaxi

Já viu no seu prato de almoço abacaxi? Pois é por ser uma fonte de fibras mesmo. O abacaxi é rico em fibras e com isso ajudam na digestão e também a você comer menos porque a fibra sacia mais. Mas como sua acidez é elevada, nem todos podem comer abacaxi. Se você sofre de gastrite crônica já não pode.

2 – Muita fibra: Aveia

É uma das fontes mais ricas de fibras alimentares positivas.

Também não altera o sabor dos alimentos, por isso pode comer com vitaminas, como farinha nas refeições principais como almoço e jantar ou em papas de aveia e leite. Como ela é muito rica em fibra alimentar positiva, maneire nos outros alimentos durante o dia.

3 – Cereais matinais

Mesmo os industrializados são positivos para a ingestão de fibras. O grande problema é comer cereais com açucares no caso das versões com cobertura de açúcar e chocolate, que nutre o corpo mas não ajudam muito na dieta. Com as versões lights pode usar e abusar no café da manhã dos campeões.

4 – Mais fibras: Pão integral

Ouvimos a vida quase toda que o pão faz mal, mas não é verdade. Ao menos não completa. O pão é uma fonte de fibras alimentares importantes e tem amido, que também faz bem para o corpo. O que não vale é encher de recheios e colocar a culpa não pão pelo aumento na balança, não é mesmo pessoal?

5 – Fibras: feijão

Qualquer tipo de feijão é uma fonte importante de fibras.

O mais legal ainda é poder ajudar a manter o corpo na ativa com outros nutrientes como ferro, muito importante para evitar a anemia e ter um sangue forte, ajudando a combater uma série de doenças por causa do mal funcionamento dos órgãos.

Fibra pode fazer mal?

Sim. Deve-se aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras gradualmente. Uma grande adição súbita de fibras em sua dieta pode causar dores de estômago e seu intestino vai se adaptar a tempo. Enquanto isso, pode doer bastante e sua atividade intestinal pode se alterar e gerar incômodos.

Muita fibra dietética pode também interferir com a absorção de minerais, tais como ferro , zinco e cálcio. Isso nem sempre é um problema, uma vez que os alimentos ricos em fibras geralmente contêm muito desses minerais, mas pode causar problemas quando a qualidade global da dieta. Deve-se também manter o corpo muito bem hidratado quando se come fibras porque a fibra altera a absorção de água e muitas pessoas sofrem de desidratação.

Qual alimento rico em fibra você gosta mais? Comente abaixo!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)