5 Alimentos Ricos em Ferro


O ferro é um elemento essencial para o bom funcionamento do organismo, sem ele a pessoa pode apresentar anemia, um dos maiores problemas das crianças hoje em dia. Muitos pais não vigiam mais a alimentação dos filhos e eles acabam não comendo todos os nutrientes necessários para ter uma vida saudável. Mas mesmo sendo muito comum em crianças, à anemia está cada vez mais presente em adultos e idosos, a má alimentação por causa da rotina pesada acaba fazendo com que as pessoas não comam o ferro que é importantíssimo para a saúde.

Ferro!

Para você ter uma ideia já existe um programa do governo para conscientizar e combater a carência de ferro na alimentação da população. A anemia é um problema sério e até as autoridades já estão preocupadas com isso.

Coma tudo!

O nosso organismo depende do ferro que é um mineral importante para o funcionamento do corpo assim como o zinco, o sódio e o cálcio. Ele atua na síntese das células vermelhas do sangue, ou seja, na sua fabricação, também ajuda no transporte do oxigênio para todas as células do corpo. Mesmo não entendendo muito do corpo humano já deu pra perceber o quanto ele é necessário não é mesmo?

Alimentos com ferro.

Mas mesmo a pessoa comendo bem, muitas vezes a ingestão excessiva de outros nutrientes atrapalha a absorção do ferro, o organismo também necessita de vitamina C para absorver melhor o ferro, então, de nada adianta ter uma boa alimentação e comer tudo o que tem ferro sem ingerir a vitamina C que é essencial para uma melhor absorção.

Agora que você já sabe a importância do ferro e que deve ingerir vitamina C juntamente com o nutriente para uma melhor absorção, vamos conhecer os cinco alimentos ricos em ferro que não pode faltar na sua dieta.

Os alimentos ricos em ferro

O ferro é fornecido tanto por alimentos de origem animal quanto vegetal, mas o de origem animal é mais bem aproveitado e absorvido pelo organismo.

Ostra

Ostra
Ostras

A ostra tem uma boa fonte de ferro e de outros nutrientes também importantes para o organismo. Além disso, na ostra você também encontra vitamina C, que como já foi dito é importante para melhor absorção do ferro, por isso a ostra é um dos alimentos número um quando se fala em ferro. Se você ingerir cerca de 100 g de ostra ela vai fornecer mais ou menos 5 a 9 miligramas de ferro.

Fígado de boi

Fígado de Boi
Fígado de Boi

O fígado de boi é um dos alimentos mais recomendados quando a pessoa fala que está com anemia ou com pouco ferro no corpo. Ele é rico em várias vitaminas, ou seja, ele ajuda não só na absorção do ferro, mas também de outros nutrientes. Mas se você tem colesterol alto é bom ficar atento, pois o fígado também tem muita gordura saturada que faz mal, principalmente para quem tem colesterol alto. Mas é possível encontrar menos ferro no fígado que na ostra, se você comer 100 g de fígado vai está ingerindo cerca de 5 miligramas de ferro. Uma dica para absorver melhor o ferro do fígado que é indicado por médicos quando a pessoa está com anemia é bater o fígado cru no liquidificador e tomar. Essa não deve ser uma experiência muito boa, mas é uma das opções para quem sofre de anemia.

Frutas secas

Frutas Secas
Frutas Secas
Frutas Secas

Assim como os outros alimentos citados as frutas secas não tem apenas o ferro como nutriente essencial, mas também possui zinco, vitaminas e nutrientes que melhoram o bom colesterol. Entre as frutas secas que mais possui ferro está à uva passas, o figo, o damasco e também o pêssego. Você vai ingerir cerca de dois miligramas de ferro em 100 gramas de frutas secas.

Grãos

Grãos
Grãos
Grãos
Grãos

Todo mundo já deve saber que o feijão tem ferro, mas não é só ele, muitos grãos também tem ferro como a lentilha. Eles também são ricos em fibras alimentares e proteínas, em cada 100 g ingerida é possível absorver cerca de dois miligramas de ferro. Uma dica para absorver melhor o ferro dos grãos é deixa-los de molho por uma hora antes de cozinhar. Pode deixar na própria panela que vai cozinhar o alimento e depois de uma hora você só liga o fogo.

Cereais

Cereais
Cereais
Cereais
Cereais
Cereais

Os cereais integrais são ótimos alimentos para absorver o ferro necessário. Em 100 gramas de qualquer cereal integral você consegue pegar cerca de 5 miligramas de ferro. As opções de cereais integrais que você pode ingerir são: aveia, trigo, quinua e cevada, e lembre-se de evitar os cereais que contém muito açúcar.

Qual dos alimentos com ferro citados você costuma comer mais? Comente abaixo!

One Comment

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)